Ramo Escoteiro

Símbolo do Ramo EscoteiroEste ramo foi especialmente concebido para atender as necessidades de desenvolvimento de crianças e jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 11 e 14 anos.

O programa educativo concentra aqui a sua ênfase no processo de criação e ampliação da autonomia, preparando o jovem para que, ao atingir a idade e as condições necessárias, possa prosseguir com sucesso para os desafios do ramo Sênior.

O programa é fundamentado na vida em equipe e no encontro com a natureza, observando também outros aspectos relacionados com o desenvolvimento integral da personalidade.

Marco simbólico

O marco simbólico é um conjunto de símbolos utilizado como ferramenta pedagógica para animar o processo educativo. Busca incentivar os jovens a irem além do cotidiano, transformando o comum em extraordinário e o imperceptível em algo que pode ser sentido intuitivamente. Cada ramo do Movimento Escoteiro possui um marco simbólico próprio, que se ajusta às características, necessidades e interesses das crianças e jovens daquela faixa etária. O marco simbólico dos Escoteiros é:

Explorar novos territórios com um grupo de amigos

Relaciona-se de perto com três características/necessidades que jovens dessa faixa etária experimentam e expressam:

  • O gosto por explorar – conhecer coisas novas;
  • O interesse em conquistar um espaço próprio; e
  • A satisfação de pertencer a um grupo de amigos.

Organização

A seção é organizada em patrulhas, cada uma tendo cerca de 6 a 8 jovens, onde são eleitos um(a) Monitor(a) (líder) e um(a) Submonitor(a) (auxiliar do líder), que geralmente são os mais velhos e passam a ter um papel realmente de liderança.

No Sistema de Patrulhas do Método Escoteiro, é incentivado que cada uma tenha uma vivência própria, decidindo e organizando tarefas dentro da patrulha com autonomia. Com isso, os jovens passam a aprender a colaborar e liderar, cada um com sua oportunidade de acordo com seu perfil e nível de desenvolvimento e capacidades.

Assim, muitas vezes a chefia passará instruções de atividades apenas aos monitores, que então deverão retornar a suas patrulhas e orientar os demais membros. Na Tropa Escoteira, os “subs”, como são chamados, têm também um papel importante de realmente auxiliar seus monitores, organizar formações para apresentação etc, geralmente sendo preparados para assumirem a liderança no evento da saída do monitor atual de sua posição. Esse processo estimula o desenvolvimento de autonomia, organização, planejamento, responsabilidade e outros aspectos nos jovens que estão entrando na adolescência.

Cada patrulha tem o nome de um animal. No caso do Bacury, temos patrulhas como Beija-Flor, Canário, Falcão, Pantera, Preá, Raposa e Tigre. Um conjunto de patrulhas forma uma Tropa Escoteira.

Existe um chefe de tropa (e de seção, no caso de apenas uma tropa ativa), que planeja, supervisiona e reforça a aplicação geral do Método Escoteiro nas atividades, e vários(as) chefes assistentes, que realizam a aplicação das atividades e, muitas vezes, cada chefe “apadrinha” uma patrulha, para ser seu ponto de referência no caso de apresentações de especialidades, dúvidas etc. Assim, cada adulto participa da vivência geral da tropa, mas também tem a oportunidade de focar em menos jovens individualmente.

Chefe de Seção: Ch. Jabes Junqueira

Lema Escoteiro

Sempre Alerta

Sinaliza a disposição em estar sempre atento(a) para cumprir sua promessa e deveres e poder ajudar aos outros. Usado como grito também nas ocasiões de formação de patrulhas e tropas.

IMG_8361Promessa Escoteira

 Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
– cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria,
– ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e
– obedecer à Lei Escoteira.
Ao fazer a Promessa Escoteira, cada jovem está expressando sua vontade de entrar para a Fraternidade Escoteira Mundial e adotar uma postura de serviço, crescimento pessoal e contribuição para a comunidade, e isso é feito somente após algum tempo vivenciando atividades juntamente com o Grupo, em uma cerimônia especial da qual participam todos os membros, para dar as boas vindas ao novo irmão ou irmã de lenço. Veja mais detalhes na página sobre a Lei e Promessa Escoteira.

A Lei Escoteira

Muita gente confunde, mas só temos UMA Lei Escoteira, com 10 artigos, que são:

  1. O escoteiro é honrado e digno de confiança
  2. O escoteiro é leal
  3. O escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação
  4. O escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros
  5. O escoteiro é cortês
  6. O escoteiro é bom para os animais e as plantas
  7. O escoteiro é obediente e disciplinado
  8. O escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades
  9. O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio
  10. O escoteiro é limpo de corpo e alma
buy prozac uk