Ramo Pioneiro
O Ramo Pioneiro, ou os “Pios”, como são carinhosamente chamados, foi concebido para atender as necessidades de desenvolvimento de jovens de ambos os sexos na faixa etária compreendida entre 18 e 21 anos.
O programa educativo aplicado ao Ramo Pioneiro concentra sua ênfase no processo de integração do jovem ao mundo adulto, que passará a ser o seu, privilegiando, sobretudo o serviço à comunidade, como expressão da cidadania e auxiliando o jovem a pôr em prática os valores da Promessa e da Lei Escoteira no mundo mais amplo em que passa a viver.
Ao fazer 21 anos, os(as) jovens também podem optar por se candidatarem a escotistas, para integrar a chefia do Grupo. Temos muitos casos de Pios que cresceram participando do Bacury desde Lobinhos e se tornaram chefes, atuando até hoje em várias seções.
A Forquilha
Um dos símbolos mais populares no Ramo Pioneiro é a forquilha, que indica os caminhos que se bifurcam e as decisões que o Pioneiro tem que tomar em sua vida. É interessante que a Forquilha esteja presente na cerimônia de Investidura, como símbolo da decisão que está sendo tomada. Tem uma significativa relação com o lema (“Servir”), pois sempre supõe uma eleição que considera o interesse e as necessidades dos outros, além das suas próprias.
Marco Simbólico
Tenho um projeto para a minha vida
É uma expressão que resume o espírito do Ramo Pioneiro, coincidindo com a sugestão que o fundador do Escotismo fazia aos jovens desta idade: “toma tua própria canoa e rema”. Próximo a definir sua identidade pessoal, este é o momento em que o jovem deverá começar a definir um propósito pessoal para a sua vida inserido no contexto de sua sociedade.
Organização
No Bacury, temos o Clã Pioneiro Sir Parsifal, em homenagem a um dos Cavaleiros da Távola Redonda, que vem crescendo em tamanho e atividade nos últimos anos, apoiando atividades do grupo e criando iniciativas de serviço à comunidade da região.
A GESTÃO DO CLÃ
A administração do Clã é feita de modo colegiado e as decisões mais relevantes acontecem de maneira democrática e direta. Para que isso seja possível existe uma divisão de funções entre as diferentes instâncias que fazem parte do Clã, que não possuem ordem hierárquica entre si. São elas:
- Conselho de Clã;
- Comissão Administrativa do Clã – COMAD;
- Equipe de Escotistas
Equipe de Escotistas:
- Mestre Glauco Uliana (Chefe da Seção)
- Mestre Mariangeles “Angie” Berutti
COMAD 2024
Presidente | Maria Elisa Salles Barbosa |
Vice-presidente | Andre Kemeny Junqueira |
Guardião das Tradições | Victor Colosovschi Souza Barbonaghlia |
Diretor Financeiro | Heitor Leardini Silva |
Diretor de Comunicação | Sofia Pontieri De Oliveira |
1o Escrivão | Carolina Rupio De Albuquerque D’orey |
2o Escrivão | Henrique De Holanda Rodrigues |
Almoxarife | Heitor Pontieri De Oliveira |
Lema Pioneiro
SERVIR
É um grito de identidade que lembra um elemento essencial do seu Compromisso. Como sempre, o lema é para os momentos importantes, o inicio de um projeto, o encerramento de uma avaliação, no inicio ou no final de um dia de atividades, ao término de um acampamento.
O serviço – expresso por ações individuais e coletivas de engajamento social e desenvolvimento comunitário – é a forma assumida que faz da boa ação o palco dos Pioneiros.
Virtudes Pioneiras
No Ramo Pioneiro, trabalhamos claramente as virtudes que estão contidas na Lei Escoteira, por trás de cada um dos seus itens.
- Verdade
- Lealdade
- Altruísmo
- Fraternidade
- Perfeição
- Bondade
- Eficiência
- Felicidade
- Consciência
- Pureza
Desenvolvimento no Clã
Os símbolos representativos das insígnias dentro do Ramo Pioneiro
Insígnia do Comprometimento
A silhueta de um Pioneiro portando uma forquilha simboliza a escolha do caminho do bom e do justo diante das bifurcações da vida. O jovem compromete-se com a sua autoeducação e a aquisição de competências que contribuam para a construção de um projeto de vida guiado por valores universais.
Insígnia de Cidadania
O distintivo se completa, ao ser posicionado acima do anterior, com o Pioneiro olhando o futuro, olhando o mundo que o espera, investindo-se na condição de cidadão desse mundo, responsável, participante e útil em sua comunidade. Juntos, esses dois distintivos simbolizam a construção do verdadeiro projeto pioneiro, de consolidação da formação de cidadania plena.
Insígnia de B-P
A Insígnia de B-P traduz a condição de cidadão do mundo, entendido na sua expressão mais ampla, daquele que se lança aos seus novos projetos de vida, comprometido com o seu autoaperfeiçoamento constante, nos seus diversos papéis na sociedade, colaborador na construção de um mundo melhor, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais fraterna, inspirado pelo Fundador Baden-Powell.