Dúvidas Frequentes
Onde ocorrem as atividades?
Em nossa sede em Alphaville, próxima ao Parque Ecológico do Tietê. Veja mais detalhes aqui.
Tem atividades todas as semanas? É sempre no mesmo horário e local?
Fazemos atividades todos os sábados (exceto em casos de feriados relevantes), com pausa apenas nos meses de dezembro (geralmente após a primeira semana), janeiro e julho. As atividades regulares ocorrem das 9:30 às 12:30 na nossa sede, podendo haver atividades opcionais, em locais diferentes ou horários diferenciados, que sempre serão comunicadas com antecedência.
Pedimos que todos cheguem com pelo menos 15 minutos de antecedência, para garantir que possamos iniciar de fato as atividades dentro do horário previsto, e também que pais, mães e responsáveis estejam na sede 15 minutos antes do final previsto das atividades, para que possam sair logo após o encerramento com seus filhos e filhas, já que não temos pessoal que permanece na sede após a dispensa da turma.
Mas precisa ir TODO sábado?
Quando a criança ou jovem entra para o Movimento Escoteiro, passa a fazer parte de um grupo e uma equipe com outras da mesma faixa de idade. O desenvolvimento é, por definição, individual, mas é trabalhado coletivamente, e por isso é necessário haver uma sequência produtiva de encontros em conjunto para que ninguém “fique para trás” com relação a determinadas habilidades que o restante do grupo está adquirindo. Também existe o fato de que temos listas de espera de outras crianças e jovens querendo participar do Grupo. Por isso, temos uma regra sobre o máximo de ausências: o limite são 3 faltas seguidas, ou 6 em qualquer ordem, por semestre, para poder permanecer com sua vaga garantida.
A partir de qual idade pode participar das atividades? Até qual idade é permitida a entrada?
As crianças seguem a divisão de idades previstas pelo Movimento Escoteiro a partir do Ramo Lobo, que se inicia a partir de 6,5 anos de idade. Além de progredir internamente no Grupo, podem ser inscritas crianças, adolescentes e jovens diretamente nos outros ramos: Escoteiro (11 a 14 anos), Sênior (15 a 17 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos incompletos).
Meu filho/filha ainda não tem 6,5 anos e quer participar. Como faço?
Ficamos muito felizes com essa vontade de vocês! Mas, neste momento, como a menor idade que atendemos é do Ramo Lobo de fato, o que pode ser feito é realmente marcar no seu calendário para lembrar quando estiver perto da data para que vocês possam ir nos visitar novamente e fazer a inscrição regular. Esperaremos contentes 😉 Só fique de olho nas janelas de inscrição (vide mais abaixo), para não perder a oportunidade.
Já sou adolescente e quero me inscrever. Posso?
Excelente sua vontade de se juntar ao Movimento! Você pode sim fazer o processo de inscrição, diretamente no Ramo Escoteiro (até 14 anos) ou Sênior (15 a 17 anos), porém deverá ter um responsável legal e financeiro junto com você no momento da inscrição .
Eu já sou adulto(a) e sempre quis ser escoteiro(a), mas não consegui! Ainda tem como?
Temos uma ótima notícia: há caminhos para você ainda fazer parte do Movimento Escoteiro, sim! Até 21 anos incompletos, é possível participar do Ramo Pioneiro (no caso do Bacury, temos o Clã Sir Parsifal, cada vez mais ativo), onde irá desenvolver seu senso de serviço: à comunidade, ao grupo, à sociedade etc, enquanto desenvolve seu projeto de vida com a ajuda do Método Escoteiro.
Se você já tem 21 anos, de tempos em tempos há a oportunidade de se tornar escotista (adulto/a voluntário que faz parte da “chefia” do Grupo Escoteiro, aplicando atividades, por exemplo), mesmo que não tenha sido do Movimento anteriormente – temos alguns chefes no Bacury que começaram como pais de apoio (tinham filhos no movimento e ajudavam nas tarefas do Grupo a cada sábado) e acabaram virando escotistas também depois! Neste caso, passe na sede para bater um papo conosco e podemos orientar melhor o seu caso em específico.
Tem algum custo para participar?
Inicialmente a criança ou jovem pode participar por um breve período sem compromisso, para avaliar se a vivência no Movimento e a adesão à Lei e Promessa fazem sentido em sua vida e da família. Ao confirmar sua vontade de permanecer no grupo, haverá um custo de inscrição, devido para a UEB, que garante o Registro Escoteiro com direito a seguro e outras vantagens, e a taxa de contribuição mensal ao Grupo, para apoio na manutenção da estrutura e de todas as atividades recorrentes, como energia, água, materiais etc.
Quando há programação de atividades opcionais, como saídas ou passeios fora da sede, acampamentos e afins, estas são avisadas com antecedência com seus respectivos custos e são passíveis de autorização prévia e específica por parte dos responsáveis (no caso, vocês).
Além destes, há a necessidade de aquisição do uniforme (vestuário escoteiro – vide abaixo), que vai gerar um custo inicial também (e a cada troca de tamanho). Mas tentamos ajudar as famílias a se ajudarem neste sentido.
Se sua criança tem MUITO interesse em participar, mas algum destes custos parece impossível para ser arcado por você ou sua família, venha conversar conosco pessoalmente para avaliarmos opções de ajuda.
É preciso usar uniforme nas atividades?
Sim, em toda atividade é necessário que a criança ou jovem chegue devidamente uniformizada, de acordo com o Ramo a que pertence. Seguimos o padrão da UEB de Vestuário Escoteiro, sendo que TODAS as peças que serão usadas durante atividades e acampamentos (todas MESMO! Lembre que temos centenas de jovens com os mesmos tipos de roupas circulando pela sede) deverão estar com o nome da criança ou jovem marcado por dentro de maneira clara e acessível. Veja os detalhes sobre uniforme aqui. Ah, e também é preciso que cada criança e cada jovem leve sua própria caneca, cantil ou garrafinha, pois não temos copos descartáveis! É uma de nossas maneiras de respeitar o meio ambiente e ser amigo da natureza, como manda nossa Lei Escoteira 😉
Como faço para inscrever meu filho/filha?
O primeiro passo é ir nos visitar durante um sábado de atividades e conversar com alguém da nossa Diretoria ou Chefias de Seções, para podermos conversar pessoalmente sobre mais detalhes e conhecer um pouco melhor sobre vocês e o que gerou interesse no Movimento Escoteiro. OBS.: Se você é responsável legal por alguma criança que não seja seu filho ou filha, também pode fazer a inscrição normalmente.
Em seguida, você poderá fazer a pré-inscrição, caso hajam vagas no Ramo de destino de seu filho/filha, ou entra para a lista de espera do Ramo. Se for este o caso, entraremos em contato tão logo surgir uma vaga na próxima janela de inscrição, conforme a ordem de entrada na lista de espera.
Pode começar em qualquer época do ano?
Pelo mesmo motivo que já comentamos acima com relação às faltas, temos também janelas de inscrição no início de cada semestre de atividades, para que as crianças e jovens que estão entrando possam evoluir em equipe desde o início. Entrar depois do meio de um semestre geralmente não é o ideal para o desenvolvimento deles e para o entrosamento com o grupo, por isso pedimos um pouquinho de paciência de vocês se não conseguiram se inscrever na última janela. É por um bom motivo! Logo mais poderão nos procurar novamente e esperamos que possam estar junto conosco nas atividades.