Método Escoteiro
O método escoteiro se define como “um sistema de auto-educação progressiva” mediante uma promessa e uma lei. Somente podemos falar do método escoteiro quando todos os seguintes elementos estão combinados em um sistema educacional integrado.
O principal elemento do método escoteiro é uma promessa e uma lei. Através da promessa e da lei, um jovem estabelece livremente um compromisso pessoal.
Aceitação da Promessa e Lei Escoteira
Todos os membros assumem, voluntariamente, um compromisso de vivência da promessa e da lei escoteira.
Aprender fazendo
Este conceito aparece nos escritos de Baden-Powell, o qual enfatizou sistematicamente que o jovem esta sempre mais disposto a fazer do que assimilar. Somente uma programação que não esteja baseada no conceito de aprender fazendo não pode ser considerada uma programação escoteira.
Vida em equipe
O funcionamento do jovem em pequenos grupos facilita o desenvolvimento de seu caráter e lhes permite adquirir habilidades, confiança em si próprios, responsabilidades e capacidades, tanto para cooperar quanto para liderar.
Atividades progressivas, atraentes e variadas
A programação de atividades deve acontecer de forma progressiva, com o objetivo de satisfazer a necessidade de um desenvolvimento gradual e harmônico dos jovens. Para Alcançar seus objetivos, uma programação deve ser principalmente estimulante com a finalidade de atrair aqueles a quem se dirige. Para isso, a programação devera ser uma combinação equilibrada de atividades variadas que se baseiem nos interesses dos participantes e reuniões semanais cujo conteúdo seja de habilidades escoteiras.
Desenvolvimento pessoal com orientação individual,
considerando:
-A realidade e o ponto de vista de cada membro;
-A confiança nas potencialidades de cada jovem;
-O exemplo pessoal do adulto;
-Seções com numero limitado de jovens e faixa etária própria.
O método escoteiro, integrado ao propósito do escotismo, tem por finalidade assegurar um desenvolvimento pessoal e, ainda mais que isso, auxiliar a que cada jovem assuma seu próprio desenvolvimento.
Mais informações sobre o escotismo e o método escoteiro podem ser encontradas nos sites da UEB – Regional São Paulo e da UEB nacional.