Ramo Lobo

Símbolo do Ramo LoboO ramo Lobo, ou os Lobinhos como chamamos carinhosamente no Escotismo, foi especialmente concebido para atender as necessidades de desenvolvimento de crianças de ambos sexos na faixa etária compreendida entre 6,5 a 10 anos, o programa de jovens aplicado ao ramo lobinho concentra a sua ênfase no processo de socialização da criança, preparando-a para que, ao atingir a idade e as condições necessárias, prossiga sua formação explorando as aventuras do ramo Escoteiro.

É inspirado na obra “O Livro Da Jângal”, de Rudyard Kipling, resumido na história de Mowgli, o Menino-Lobo, que serve como marco simbólico do ramo. A narrativa fornece um pano de fundo lúdico e que permite a transmissão dos ensinamentos e valores do Movimento Escoteiro de forma adequada à faixa etária, de maneira divertida. Apoia-se em personagens como Raksha, Bagheera, Balloo, Kaa, Shere Khan e outros, além do próprio Mowgli, para reforçar princípios e atitudes a serem observados – ou evitados – através da Lei do Povo Livre, desenvolvida na história.

Organização

A seção é organizada em matilhas, cada uma com cerca de 6 crianças, onde são eleitos um Primo (líder) e um Segundo (auxiliar do líder), que geralmente são os mais velhos e ajudam a ensinar coisas aos mais novos. Cada matilha tem o nome de uma cor, baseada nas cores das pelagens dos lobos, como Branca, Cinza, Preta, Marrom etc.

Um conjunto de matilhas forma uma Alcateia, que é liderada por alguém da chefia nomeado(a) Akelá. No Bacury, temos duas Alcateias e essa é a origem de seus nomes:

  1. Os animais da floresta de Jângal chamam o fogo utilizado pelos homens de Flor Vermelha
  2. Na floresta, há um rio que vira o último lugar com água em uma seca, e a Lei ordena uma trégua de caça entre os animais para que possam matar sua sede ali – esse é o rio Waingunga

Chefe de Seção: ch. Ana Kemeny Junqueira

Lema do Lobinho

Melhor Possível

Indica o propósito de estarem dispostos ao esforço de fazer tudo da melhor maneira que puderem com o que sabem a cada momento, respeitando as regras do jogo, e de não esquecerem do que tem de fazer para melhorar o mundo. Também significa seguir melhorando, já que aquilo que é possível pode mudar conforme nos desenvolvemos e aprendemos mais.

Promessa do Lobinho

Prometo fazer o melhor possível para:
– cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria,
– obedecer à Lei do Lobinho e
– fazer todos os dias uma boa ação.

Ao fazer a Promessa do Lobinho, a criança está expressando sua vontade de entrar para a Fraternidade Escoteira Mundial e fazer parte do Grupo Escoteiro, entrando em uma matilha e ajudando a construir um mundo melhor, sendo uma “pessoinha” melhor acima de tudo. Veja mais detalhes na página sobre a Lei e Promessa Escoteira.

Lei do Lobinho

Há apenas uma Lei do Lobinho, com 5 artigos:

  1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos
  2. O Lobinho pensa primeiro nos outros
  3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos
  4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre
  5. O Lobinho diz sempre a verdade
buy prozac uk